Friday, August 22, 2025

Sobre Manuel Cruz — advogado, prefeito e etnógrafo no leste matogrossense

Eduardo R. Ribeiro

Quando, em março de 1935, Herbert Baldus visitou a aldeia Borôro de Tori-paru, foi guiado por Manuel Cruz, advogado e ex-prefeito de Lageado, MT (atual Guiratinga), povoado garimpeiro a cerca de duas léguas da aldeia indígena. Baldus o considerava "um dos melhores conhecedores dos índios em questão", atestando suas "boas relações com os habitantes de Tori-paru", sua "dedicação sincera aos estudos etnográficos e sua honestidade a êsse respeito".

Participante ativo na vida intelectual da região, Manuel Cruz foi colaborador assíduo da revista O Garimpeiro (1937-1939), publicando ensaios sobre a história da região e sobre os Borôro; nesta revista saiu, por exemplo, o ensaio "A arte militar entre os Bororo" (1939), que seria republicado no ano seguinte na RIHGB. Suas colaborações caracterizam-se pela objetividade e o espírito científico, destoando da produção típica da intelectualidade provinciana da época, encomiástica, carola, de um civismo caricato.

Também raro para a época e o lugar, em um povoado garimpeiro que cresceu rapidamente à custa do território indígena, Manuel Cruz demonstrava simpatia, respeito e admiração pelos Borôro. Em seus "Ensaios sôbre os indios Bororôs" (1938), por exemplo, defende-os contra as habituais acusações de "ferocidade", explicando que suas escaramuças contra as populações locais eram reações aos abusos que sofriam, "revanches aos incalculaveis maltratos a que lhes submettiam os civilizados, servindo-os seus braços para os mesteres da lavoura, para o que lhe davam uma alimentação escassa e insuficiente para reparar ás necessidades do organismo, tratando-os com despreso, ameaça e galanteando-lhes as mulheres."

Nossa coleção de obras de Manuel Cruz já incluía vários itens, digitalizados por Renato Nicolai com seu habitual esmero, quando fomos contactados por Cid de Carvalho Cruz, filho do autor, com a generosa oferta de vários outros trabalhos de seu pai, enviados em janeiro de 2023 para completar a lista de publicações suas inventariadas por Baldus em sua Bibliografia Crítica (1954). Além de artigos já publicados, Cid enviou-nos uma carta inédita de seu pai a Herbert Baldus (1956), respondendo a questionamentos deste sobre aspectos da coleta dos dados que serviram de base ao estudo sobre a arte militar entre os Borôro.

Temos, portanto, o prazer de divulgar nossa Coleção Manuel Cruz, reunindo a obra de um personagem excepcional e pouco conhecido de nossa etnografia, fornecendo matéria-prima para um melhor conhecimento de um importante capítulo da povoação do Centro-Oeste:

http://www.etnolinguistica.org/autor:manuel-cruz

No comments: